imagem por Pixabay

Formação de líderes garante profissionalização

O empresário Alexandre Guimarães recebeu nos Estados Unidos a certificação da escola de formação de líderes de John Maxwell, que o qualifica a atuar como coaching e também a ministrar palestras e treinamentos em liderança. Após frequentar um ano de curso, Guimarães passa a fazer parte do John Maxwell Team (JMT), um grupo de elite formado por profissionais habilitados a treinar executivos, gestores e empreendedores, sempre com base na metodologia desenvolvida por Maxwell.

O que motivou Guimarães a enfrentar a maratona de cursos e viagens foi a necessidade de profissionalizar processos em suas próprias empresas, o Empório Guimarães e o Mercado Guanabara. “Como proprietários, precisávamos de mais tempo para desenvolver estratégias para os negócios, mas estávamos muito envolvidos na operação. Foi por isso que decidi investir na formação de líderes capazes de tocar as empresas mesmo quando não estamos presentes”, conta.

Desde o início do ano, ele vem realizando treinamentos para gerentes, chefes e o pessoal do atendimento, com foco nas áreas de crescimento pessoal, desenvolvimento de liderança e "uma vida com propósitos". Um dos treinamentos - para os gerentes - foi baseado nas 21 lições de liderança elaborado por Maxwell. Já para os chefes de cada setor, ele aplicou o curso “15 lições do crescimento”. “O objetivo maior é levar cada um a enxergar o próprio potencial, o que passa pelo despertar do autoconhecimento e do crescimento pessoal”, conta.

No dia a dia, ele percebe mudanças na forma como as pessoas se relacionam e na autoconfiança para lidar com os desafios do trabalho e também com os colegas. “Isso reflete na qualidade do atendimento e no trabalho em equipe”, opina.

Os resultados são visíveis. As empresas passaram a contar com um Plano de Cargos e Salários, plano de metas e um planejamento estratégico para cinco anos. Outra conquista foi a certificação do Empório Guimarães em 1º lugar, na categoria Espaço para Eventos, pelo programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, oferecido pelo Sebrae. “O selo é uma oportunidade para sistematizar processos e garantir o mesmo nível de qualidade em todas as etapas do atendimento”.

A certificação foi entregue também ao Mercado Guanabara, que atingiu 93,1% de conformidade. A empresa se destacou sobretudo nas atividades de sustentabilidade e gestão de serviços. “A avaliação mostrou que a administração da empresa possui alta eficiência e controle dos resultados, com profissionais responsáveis por cada setor e ações que buscam sempre melhorar a gestão”, avaliou Alexandre Guimarães, proprietário do estabelecimento.

Guimarães pontua que, graças ao investimento na formação de líderes, as empresas estão mais organizadas, lucrativas e os funcionários mais motivados. "Nós cuidamos das pessoas por considerarmos que elas são especiais. Depois de todos esses anos trabalhando em planejamento, chegamos ao nosso DNA.”

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 26 de setembro de 2017