imagem por Foto: Divulgação/Maple Bear

Palestra aborda a educação na geração atual

Palestra aborda as diferenças da educação na geração atual
 

A Maple Bear Canadian School promove a palestra “As diferenças da educação na geração atual: como lidar com birras, caprichos e relacionamento dos filhos”, que será ministrada pelo psicólogo Fernando Zanluchi, no dia 26 de abril, às 19h30. A palestra pretende abordar o perfil das crianças de hoje e como os pais podem lidar com os filhos no contexto do uso de tecnologia, de famílias menores, de filhos únicos e incentivar a construção de relacionamentos saudáveis na família e com a escola, mesmo com tantas diferenças. O evento será realizado na sede da escola (Rua Doutor Carlos da Costa Branco, 237, Jardim Nikko) e é aberto para pais e demais interessados. Informações e inscrições: 3326-6726.

Como diretora da escola, Andrea Pizaia Ornellas diz que há muitas diferenças entre uma geração e outra, a começar pelo fato das famílias de hoje serem menores, muitas com apenas um filho, morarem longe de parentes, como avós e tios, e nesse contexto os filhos crescerem sendo o centro das atenções e fazendo prevalecer seus desejos. Depois, acrescenta ela, essa criança vai para a escola, onde precisa se relacionar com outras pessoas, que naturalmente são diferentes dela. “E como inserir essa criança na comunidade escolar sem muitos conflitos?”, observa Andrea. Ela lembra que a escola constitui-se um espaço de convivência e aprendizado em grupos onde todos precisam se respeitar e aprender de forma saudável e prazerosa.

Ela lembra que muitos pais trabalham fora e às vezes o cuidado das crianças é delegado a terceiros. “Os pais precisam criar vínculos permanentes com as crianças porque isso ajuda a promover o desenvolvimento social e emocional dos pequenos”, alerta. Na escola, para reduzir conflitos entre gerações, há um estímulo diário ao trabalho em grupo, ao respeito e à amizade entre as crianças.

O psicólogo Fernando Zanluchi reforça que há as diferenças já citadas e destaca a velocidade e o acesso facilitado à informação, como um dos principais pontos para que as crianças cheguem à escola diferente do que seus pais chegaram. Ele destaca que as diferenças entre as gerações não são necessariamente ruins, mas que algumas, como o acesso precoce e irrestrito às mídias sociais e aos aparelhos eletrônicos podem ser prejudiciais. Além do aumento de expectativas em relação às crianças e dos mimos sobre elas. “As diferenças são, a priori, enriquecedoras, mas para isso deve haver tolerância a essas diferenças e respeito mútuo”, pondera Zanluchi.

Sobre a relação dessa nova geração com a escola, o psicólogo lembra que parece haver um descompasso, já que muitas vezes os pais transferem para a escola funções educacionais básicas que antes eram da alçada da família, como as habilidades sociais. “Os pais depositam maior expectativa no desempenho de seus filhos na escola e, se isso não acontece, tendem a questionar as metodologias da escola, como se a instituição devesse se adaptar a cada aluno em sala de aula”, lamenta. Ele reforça que é importante não nos esquecermos que o papel dos pais “é gerar amor, sustentar a esperança, conter a dor depressiva e ensinar a pensar”.

Serviço:

Palestra: As diferenças da educação na geração atual: como lidar com birras, caprichos e relacionamento dos filhos

Horário: 19h30

Local: Maple Bear Londrina (Rua Doutor Carlos da Costa Branco, 237, Jardim Nikko)

Entrada: Gratuita. Vagas limitadas.

Informações e inscrições: 3326-6726.

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 25 de abril de 2017