imagem por Foto: Venco/Divulgação

Venco Saúde Animal terá novo CEO a partir de 2017

A Venco Saúde Animal, com sede em Londrina (PR), terá novo modelo de gestão a partir de janeiro de 2017. O atual diretor comercial e de novos negócios, Sérgio Takano, será o novo CEO da empresa, hoje presidida por André Paleari, há 8 anos no cargo. A mudança acontece após o processo de sucessão familiar e a implantação do sistema de governança corporativa. “Com o planejamento familiar e sucessório sentimos a necessidade de intensificar o processo de profissionalização da empresa e adotar um modelo de governança mais próximo das práticas do mercado”, explica Paleari.

Com a mudança, André assumirá a presidência do conselho de administração, criado dentro do modelo de governança corporativa e que terá o papel de definir as estratégias da empresa, supervisionar e cobrar o desempenho proposto pela nova diretoria.  “Nosso objetivo com a mudança é profissionalizar a gestão da empresa e separar o planejamento estratégico da gestão operacional”, destaca André.

O presidente da Venco ressalta que toda essa transição tem relação com o bom desempenho da empresa, que registra média de crescimento no faturamento de 18% ao ano desde 2007, quando ele assumiu a gestão da indústria. “Buscamos melhorar nossas práticas para melhorar o desempenho da empresa”, afirma. A Venco prevê fechar 2016 com um faturamento de R$ 65 milhões.

“O desafio de dar continuidade a esse crescimento será grande, mas com ações certas é possível manter esse desempenho positivo”, revela Sérgio Takano. Com bastante experiência na área, o futuro presidente está na Venco desde 2007 e antes disso já havia atuado em outras companhias do setor, tanto nacionais como internacionais. Takano é formado em medicina veterinária, pós-graduado em marketing e possui MBA em gestão comercial e pleno.

“Serei o primeiro presidente da Venco que não é da família. Isso vem coroar um bom trabalho. Há uma grande responsabilidade em assumir essa função, mas conheço a empresa e também conheço o mercado”, enfatiza Takano, destacando que será preciso renovar alguns processos para otimizar o desempenho da Venco. Para isso, aposta na atuação em novos mercados do exterior e no lançamento de produtos para manter o crescimento da empresa. Hoje a Venco oferece cerca de 60 produtos, entre vacinas e medicamentos veterinários, atua em todo o território nacional e exporta para 13 países da América Latina, Ásia, África e Europa.

Para André, essa mudança é positiva para o mercado e para a comunidade, uma vez que traz mais segurança para parceiros e clientes. Além disso, acrescenta ele, a mudança coloca na direção da empresa uma pessoa com ideias e motivações novas. “Acredito na cultura da mudança. Inovar e sair da zona de conforto pode ser muito bom”. Ele ressalta, porém, que a ideia é manter a continuidade de crescimento da empresa. “A meta é crescer pelo menos 15% ao ano, em média, pelos próximos 5 anos”, finaliza.

Sobre a Venco

A Venco foi fundada em Londrina, em 1986, pelo engenheiro civil Ronald Paleari, que viu na saída do mercado de uma empresa estrangeira que comercializava soro antiofídico a oportunidade de apostar nesse mercado. O primeiro produto, o soro antiofídico para humanos foi lançado em 1988. Depois, no início dos anos de 1990, a empresa apostou no mercado veterinário e passou a produzir apenas o soro antiofídico para animais e outros soros, vacinas e medicamentos veterinários. Hoje, a Venco possui 255 colaboradores, oferece ao mercado cerca de 60 produtos para animais de pequeno e grande porte (bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos e pets) e vende para todo o Brasil e para países da América Latina, Ásia, África e Leste Europeu.

 

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 21 de dezembro de 2016