Atividade que aborda os perigos da internet
A jornalista e escritora Cassiana Pizaia vai participar de uma atividade com os alunos da Maple Bear Canadian School, em Londrina, e abordar os perigos da internet. Temas como ciberbullying, vícios em jogos digitais, riscos do universo online e as diferenças tecnológicas serão debatidos com as crianças de 6 a 8 anos. “O objetivo é estimular o diálogo e a reflexão das crianças sobre a forma com que elas (e também os adultos) estão interagindo com as novas tecnologias e o mundo digital”, destaca a jornalista. A atividade acontece no dia 9, a partir das 14 horas, na Maple Bear (rua Dr. Carlos da Costa Branco, 237, Jardim Nikko).
Cassiana é uma das autoras dos livros infantis da coleção Crianças na Rede, que trata dos perigos no uso das tecnologias, da Editora do Brasil. São quatro livros que abordam, entre outras questões, o cyberbullying, situações ameaçadoras em que os pequenos podem se envolver na internet e o uso exagerado da tecnologia pelas crianças, que acabam perdendo o que acontece no seu dia a dia, inclusive as brincadeiras.
A escritora e as coautoras Rosi Villas Boas e Rima Awada têm participado de atividades como essa em escolas, bibliotecas e livrarias. "Temos percebido que as crianças se identificam com as histórias e gostam de falar sobre o assunto. Essa troca de ideias é muito importante para a reflexão e uma interação mais consciente e crítica com a tecnologia".
Segundo a diretora da escola, Andrea Pizaia Ornellas, o formato da atividade vai ser o de uma conversa entre a autora e as crianças sobre os temas do livros. “A idéia é promover uma conversa sobre as histórias e compará-las com a experiência das crianças. Os professores podem acompanhar como ouvintes, mas o objetivo é estimular as crianças a participar da discussão”, observa.
Cassiana frisa que vai conversar sobre todos os livros da coleção, uma vez que as histórias abordam de alguma forma a relação entre crianças e novas tecnologias e acabam se complementando. “Ao conversar com a autora sobre as histórias e as personagens, os pequenos acabam falando também de suas experiências reais e discutindo maneiras de evitar riscos e superar os desafios mais comuns desta interação com o universo digital”, acrescenta a escritora, lembrando que a ideia é contar um pouco da história e começar a perguntar sobre o que é o livro e continuar a conversa conforme a resposta deles.
Quando falar sobre o livro “Floresta Misteriosa”, por exemplo, a escritora pergunta quem entra na internet sozinho, se já viram alguma coisa estranha ou falaram com gente que não conheciam, se ficaram com medo e o que fizeram. “A gente vai comparando a experiência das crianças com a trajetória da personagem, como eles se sentiriam se estivessem no lugar dela, o que fariam caso se deparassem com situação parecida na vida real.”
MAIS CASES- Autor: Toda Rede
- Data: 07 de março de 2017