imagem por pixabay

Congresso aborda as tendências na ciência jurídica

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek, abriu o primeiro dia do 1º Congresso Internacional de Ciência Jurídica discutindo "Crise Política e o Ativismo Judicial". A programação segue até sexta-feira (10).

Durante sua fala, Rezek apontou singularidades da crise política, sem deixar de lado a visão otimista: “algo aporta no horizonte para possíveis dias melhores”. E também caracterizou o ativismo judicial e suas vertentes, afirmando que “o Direito é uma ciência que tem que ser trabalhada com rigor científico”.

Na quinta-feira, quem sobiu ao palco do auditório do Shopping Com-Tour foi o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Miguel Kfouri Neto, que falou sobre os “Aspectos Polêmicos da Responsabilidade Civil Médica”.

Ele vai abordou aspectos atuais e controvertidos da responsabilidade médica, como a teoria da perda de uma chance de cura ou de sobrevivência e a incidência do Código de Defesa do Consumidor à responsabilidade dos profissionais da saúde.

Em seguida, o Cônsul do Reino Unido no Brasil, Adam Paul Patterson, apresentou “Relações Internacionais entre Brasil e Reino Unido”, e o Ministro do Tribunal Constitucional do Chile, Alan Bronfman Vargas, abordou “El Constitucionalismo como Instrumento de Desarrollo Social”.

Na sexta-feira (10), a palestra “Prevenção da Lavagem de Dinheiro e Garantias Constitucionais” será ministrada por Gonçalo de Melo Bandeira, doutor em Direito Público pela Universidade de Coimbra, em Portugal. E para encerrar o evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Mário da Silva Velloso debaterá “O Federalismo e o Estado Federal Brasileiro”.

O evento é promovido pela Escola de Direito das Faculdades Londrina e Escola de Magistratura do Paraná – Núcleo de Londrina, sobre o tema “Direito, Democracia e Desenvolvimento”.

 “O objetivo é debater os temas jurídicos mais importantes da atualidade com palestrantes renomados tanto do Brasil como do exterior”, diz o professor doutor Zulmar Fachin, coordenador do evento, juntamente com o juiz José Ricardo Alvarez Vianna, diretor do Núcleo Londrina da Escola de Magistratura. “Queremos propiciar um visão mais ampla do Direito”, acrescenta.

 

Homenagem

 

Na conferência de abertura, foram homenageados os estudantes de Direito das Faculdades Londrina que ficaram entre os cinco melhores colocados na Olimpíada do Conhecimento Jurídico, organizada pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), em São Paulo.

A equipe formada por Soraia Ladeia Forcelini, Karen Ribeiro Santos, Marcio Adriano da Silva, Renan Moura da Silva, Ronaldo Perez de Araújo Júnior e Silvana Faria Pereira, foi a única representante do Paraná, entre as 16 instituições brasileiras que participaram da prova.  

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 10 de novembro de 2017