Evoluir promove evento sobre Psicologia do Esporte

O Núcleo Evoluir promove o evento “Psicologia do esporte: busca de equilíbrio emocional”, no dia 18 de agosto, a partir das 8h30, no auditório do edifício Torre Pietra  (Av. Ayrton Senna, 500). Nesta edição do Evoluir Conhecimento, as psicólogas Daiane Zanqueta, Priscila Sakuma (do Núcleo Evoluir) e Silvia Regina de Souza (UEL) abordarão aspectos históricos e a aplicação dessa área da psicologia em diferentes modalidades esportivas.

 

O tema ganhou visibilidade durante a Copa do Mundo da Rússia, quando o preparo emocional de muitos jogadores foi decisivo para melhorar resultados. A psicóloga Priscila Sakuma, do Núcleo Evoluir, observa que o meio esportivo de alto rendimento está entendendo que o trabalho desempenhado por psicólogos é tão importante quanto qualquer outra preparação que o atleta tenha que ter para atingir seus objetivos.

 

Muitas vezes a psicologia é preterida num contexto de preparação do atleta por falta de conhecimento sobre o real trabalho do profissional nessa área ou por preconceito, já que em algumas situações o termo utilizado para esse trabalho é apoio “emocional”, que para alguns técnicos qualquer um pode fazer com palavras de motivação, por exemplo. “Mas o trabalho desse profissional está pautado no conhecimento científico", garante Priscila.

 

A psicóloga Daiane Zanqueta, também do Núcleo Evoluir, destaca que essa área da psicologia pode treinar habilidades psicológicas nos atletas. “Identificamos as habilidades necessárias para cada modalidade e analisamos o comportamento dos jogadores e da equipe. Atenção, concentração e aprender a lidar com pressões são comportamentos desejados em jogadores de futebol”, exemplifica. 

 

Daiane, que trabalha com treinamento de árbitros, lembra que eles também devem passar por preparação psicológica para enfrentar a pressão dentro de campo. “Os árbitros precisam desenvolver habilidades como atenção, controle de respiração e tomada de decisão, entre outras, para garantir o bom andamento da partida”, explica.

 

 

Serviço: 

Evoluir Conhecimento 

 

Psicologia do esporte: busca do equilíbrio emocional

Dia 18 de agosto

8h30

Auditório do edifício Torre Pietra: av. Ayrton Senna, 500

Inscrições e informações: Núcleo Evoluir: (43) 3037-0470 e 3324-4741 ou pelo e-mail [email protected]com.br

Investimento: R$40,00 (desconto de 25% para grupos de 5 pessoas). Incluso certificado de 4 horas.

 

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 09 de agosto de 2018