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Grupo Guimarães inova a gestão de pessoas

O investimento na profissionalização da área de gestão de pessoas está rendendo bons resultados ao Grupo Guimarães, que envolve o Empório Guimarães e o restaurante Mercado Guanabara em Londrina. A empresa - que completa 22 anos em 2018 e tem no seu DNA a constante transformação e atualização do atendimento, serviços oferecidos e atividades internas - implementou mudanças nos processos de relacionamento com e entre os colaboradores e vem se destacando nos segmentos em que atua, assegurando um bom desempenho mesmo num cenário de crise econômica.
 

Esse projeto de inovação da gestão de pessoas, como ressalta Alexandre Guimarães, à frente do Grupo, faz parte do planejamento estratégico que vem sendo implementado há mais de três anos. Segundo ele, a área de gestão de pessoas é uma das que mais tem recebido investimento financeiro e de tempo. “Estamos fazendo tudo isso em um dos piores momentos para o setor de bares e restaurantes nas últimas três décadas. Mas a crise está criando a oportunidade de qualificarmos e engajarmos nossos funcionários, ampliando nossa competitividade no mercado”, analisa Guimarães.

Ao lado dos proprietários do grupo, Alexandre e Patrícia Guimarães, a psicóloga Tânia Bueno, especialista em Gestão de Pessoas, conta que esse processo de estruturação da área de gestão de colaboradores é estratégico para empresa. “O Recursos Humanos é a área que cuida de todos os departamentos que tem pessoas. E as pessoas são nosso foco”, destaca.

Nesse processo, o primeiro passo foi definir a missão, valores, visão e princípios do grupo, de acordo com o verdadeiro propósito da empresa, delineando o comportamento e as decisões de colaboradores, líderes e donos da empresa.  “A missão, definida como ‘Cuidar das pessoas porque elas são especiais’ tem norteado todo o nosso trabalho e pautado as inovações, estratégias e reestruturação”, afirma Tânia. E, nesse sentido, o planejamento da área tem sido organizado de acordo os valores estabelecidos: Ética, Excelência, Comprometimento, Trabalho em Equipe e Disciplina.

“Para termos a empresa que queremos ter, tivemos que assumir algumas posturas e mudar a maneira de gerir, tornando-a mais transparente e incentivando as pessoas a agir”, acrescenta Guimarães. Ele lembra que a direção do grupo está trabalhando muito forte o clima organizacional, conscientizando os colaboradores de que são eles mesmos que criam o clima no ambiente de trabalho, mas sempre ajustando ações através do compromisso e dedicação de líderes.

O remanejamento, destaca Tânia, começou pela estruturação de recrutamento e seleção. “Mudou o padrão do processo seletivo, de anúncio, de entrevista e até a definição do perfil para trabalhar no grupo”, elenca a psicóloga. O Programa de integração de novos colaboradores e a avaliação no período de experiência – tanto do novo colaborador quanto dele para os profissionais com quem se relacionou – passaram a fazer parte da rotina.

A implantação do Programa de Cargos e Salários ajudou a estabelecer critérios para a remuneração e responsabilidades de cada função. “Antes não havia regras nesse sentido para o aumento de salário, mas a partir do descritivo de cada cargo, uma tabela salarial traz as faixas de remuneração, que dentro de uma lógica permite ao colaborador ganhar mais e crescer na carreira”, pontua Tânia.

A comunicação interna tem sido outro processo bastante trabalhado. “Havia muita reclamação sobre falta de informação em vários sentidos: dos colaboradores, dos líderes, da própria empresa. Ao entender o valor da comunicação, idealizamos um programa envolvendo várias frentes”, aponta Tânia. Entre os pontos implantados estão um mural de notícias, com informações sobre novos integrantes, o que aconteceu, vagas abertas, entre outros itens; endomarketing, com ações que visam o cuidado e reconhecimento com os profissionais; reunião de gerentes, para discutir situações e buscar soluções em conjunto; Programa REPORT, uma ferramenta de comunicação entre colaborador e empresa que consiste em trabalhar o autodesenvolvimento.

Todas essas ações, lembra Tânia, estão resultando ainda na implantação de um aplicativo interno do Grupo Guimarães, que vai concentrar a comunicação das empresas, e também no programa de desenvolvimento do grupo, chamado de “Eu Cada Dia Melhor”. “É um programa muito especial em que vamos abordar o ‘jeito de ser’ do Grupo Guimarães e trabalhar pontos como desempenho, aprendizado e vivência”, destaca ela, lembrando que muitos módulos e treinamentos são ministrados pelo próprio Alexandre, o que ajuda na aplicação dos conceitos no dia a dia da empresa, que são vivenciados e compartilhados entre os funcionários.

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  • Autor: Toda Rede
  • Data: 06 de agosto de 2018