imagem por Pixbay

Para começar o ano longe da procrastinação

Entre as metas para 2018, que tal buscar o autoconhecimento? Para a psicóloga Sephora Cordeiro, conhecer a si mesmo é um caminho para minimizar o ato de ‘deixar para depois’

Os últimos dias de 2017 são importantes para refletir e traçar planos para os 365 dias que virão pela frente. A ideia de começar um ano “novinho em folha” tem sempre um pano de fundo de esperança e muitas, muitas promessas.

Quem, por exemplo, não pensou em começar o ano com uma nova rotina? Seja na prática de exercícios físicos ou mesmo indo atrás daquele curso ou projeto que estava na lista de desejos há muito tempo.

Esse comportamento de adiar ou evitar tarefas importantes passa muitas vezes abstraído para uma boa parcela da população, mas é fato que ele pode ter consequências, especialmente na vida profissional.

Mas há maneiras de minimizar as chances de procrastinar, segundo a psicóloga Sephora Cordeiro, do Núcleo Evoluir. A boa notícia é que dá para começar o ano longe da procrastinação.

A atitude de "deixar para depois" nem sempre é resultado de falta de concentração ou preguiça. Segundo Sephora, esse comportamento pode ter respostas que são estudadas pela psicologia.

Então, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento. “É preciso saber quais tarefas e contextos o levam a procrastinar. Diante de uma tarefa que não consegue realizar, a pessoa deve sempre se perguntar o porquê de não conseguir seguir adiante”, aponta.

Nessa busca, também é importante a pessoa refletir se é perfeccionista. “Todo indivíduo que busca a perfeição, nunca vai considerar que cumpriu uma tarefa e isto o leva, muitas vezes, a nem começar”, completa.

Dividir aquela tarefa que parece impossível em pequenos afazeres ajuda a cumprir o objetivo, porque traz a sensação de “missão cumprida” a cada passo. “A cada etapa cumprida, a pessoa vai perceber que é possível e que está mais próximo do fim”, destaca.  

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 18 de dezembro de 2017