imagem por Divulgação

Plaenge industrial construirá nova fábrica da Coca

A Plaenge Industrial inicia a construção da nova fábrica de refrigerantes da Coca-Cola no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O empreendimento, que totaliza 54 mil metros quadrados de área construída, contemplará inicialmente cinco linhas de produção da Coca-Cola Andina no Brasil, englobando a fabricação de bebidas em embalagens PET e latas de alumínio.

 

“No pico das obras, haverá 300 funcionários trabalhando diretamente no canteiro de obras”, afirma o diretor da Plaenge Industrial, Ednelson Ivantes. O prazo de execução será de 12 meses a partir da finalização dos projetos executivos. A entrega deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017. Como ocorre com todas as obras da Plaenge Industrial, a gestão da construção do empreendimento no Rio de Janeiro será feita a partir de Londrina.

 

A nova fábrica será feita em conformidade com os critérios do selo verde LEED, uma certificação para edificações que investem em soluções sustentáveis, como eficiência energética e reuso de águas pluviais, entre outras iniciativas ambientalmente corretas. “Será uma planta moderna, com uso de LGV (Laser Guided Vehicle), que são veículos autônomos guiados a laser e que exigem grande planicidade dos pisos onde circularão”, conta Ivantes, lembrando ainda que a Plaenge Industrial é a construtora líder em obras industriais já certificadas na tipologia LEED Novas Construções. A empresa é responsável pela construção de três das oito indústrias brasileiras certificadas nesta categoria.

 

 A fábrica está em uma região com grande área verde, no início da região serrana para Petrópolis. A construtora londrinense vai executar os prédios da Portaria, Prestação de Contas, Áreas Externas e Pavilhão Industrial, composto por Almoxarifado, Depósito de Açúcar, Xaroparias, Escritórios, Salas de Controle, Área de Envase e Estoque.

 

O terreno de 1,2 milhão de metros quadrados onde será construída a nova fábrica é uma área onde desde 1925 funcionava a Companhia de Tecidos Nova América, que se tornou uma das maiores do país em sua época e que mudou de instalações em 1991. A área ocupa localização estratégica, a oito quilômetros do Arco Rodoviário Metropolitano, o que facilitará as operações.

 

Recentemente a construtora paranaense finalizou o prédio do Centro de Distribuição da fabricante de bebidas no bairro do Caju, na capital fluminense. O atual contrato sela a parceria de 46 anos entre Coca-Cola e o Grupo Plaenge, que foi o responsável pela construção de mais de 60% das fábricas do refrigerante no Brasil, incluindo a primeira fábrica da Coca-Cola no Rio de Janeiro.

 

Sobre a Coca-Cola Andina

A nova fábrica pertence à Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola Andina Brasil) que, por sua vez, pertence à Embotelladora Andina do Chile. Esta foi fundada em 1946, com licença para produzir, distribuir e comercializar os produtos da Coca-Cola no Chile. A Andina cresceu e chegou aos consumidores da Argentina em 1992, e no Brasil em 1994. Hoje o grupo Andina Brasil é líder na indústria de refrigerantes nos estados onde atua: Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Sobre a Plaenge Industrial

Fundada em 1970 em Londrina, a primeira obra da empresa foi a construção de uma gráfica em Ibiporã – PR. Já nos primeiros anos de vida a empresa também construiu a fábrica de Coca Cola em Cambé. A Plaenge Industrial soma hoje mais de 1,5 milhão de metros quadrados construídos em fábricas presentes em 19 estados brasileiros e também na Venezuela. Com expertise em obras que atendem às exigências de sustentabilidade, desde 2012 possui obras certificadas pelo selo verde LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela GBC Brasil (Green Building Council) para construções em conformidade com os parâmetros de sustentabilidade estabelecidos pela instituição.

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 07 de abril de 2016