imagem por Foto: Divulgação/Venco

Venco lança anestésico para pets e equinos

A Venco Saúde Animal, de Londrina (PR), amplia seu portfólio e lança mais um medicamento indicado para pets e equinos. O Ketalex é um anestésico e deve estar no mercado a partir do final do mês de julho. O lançamento do produto está marcado para acontecer na 4ª edição do Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, que será realizado em Curitiba entre os dias 24 e 27 de julho.

Segundo Luis Eduardo Ferraz, gerente de Marketing da área de Pet e Equinos da Venco, trata-se de um anestésico dissociativo à base de Cloridrato de Cetamina (10%), um dos anestésicos mais utilizados na medicina veterinária. O fármaco é recomendado para cães, gatos e cavalos para a medicação pré-anestésica, contenção química, indução e manutenção da anestesia geral, em associação a outros produtos como benzodiazepínicos, alfa-2 agonistas, opioides, fenotiazinas, propofol, anestésicos inalatórios e outros.

Esse tipo de anestésico dissociativo, explica Luis Eduardo, promove uma anestesia capaz de dissociar o animal do ambiente, com interrupção da neurotransmissão no nível talâmico, embora a atividade do córtex cerebral seja mantida.

O Ketalex, acrescenta ele, tem a vantagem de ter um rápido início de ação, além de apresentar um menor custo por anestesia quando associado à xilazina. “Juntos, os dois medicamentos promovem um acentuado relaxamento muscular”, ressalta o veterinário, lembrando que a xilazina também ajuda a inibir ou minimizar os efeitos adversos do uso da quetamina. Em maio, a Venco também lançou a Xilazina 10% Injetável, um fármaco tranquilizante e indicado para sedação e tranquilização dos equinos.  

Assim como a Xilazina, o Ketalex tem uso restrito. Trata-se de um fármaco sujeito a controle especial e que de acordo com a Instrução Normativa nº 25 de 2012 somente deve ser vendido sob prescrição do médico veterinário, com retenção obrigatória da notificação de receita.

De acordo com Luis Eduardo, o novo anestésico da Venco é contraindicado para animais com histórico de convulsões, trauma cranioencefálico, glaucoma, insuficiência cardíaca descompensada, hipertensão arterial, insuficiência renal (especialmente em gatos), e insuficiência hepática (principalmente em cães). A cetamina, explica ele, é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade ao fármaco ou componentes da fórmula. “Embora o Ketalex seja um fármaco seguro, a utilização do princípio merece alguns cuidados”, recomenda, citando que a cetamina deve ser usada em animais em jejum, por ter a capacidade de induzir o vômito e quando for utilizada por via endovenosa, a administração deve ser lenta.

O Gerente de Marketing adianta que, em breve, outros lançamentos são esperados, com excelentes perspectivas para fortificar ainda mais o atual portfólio da empresa, que conta com mais de 60 produtos para pequenos e grandes animais.

MAIS CASES
  • Autor: Toda Rede
  • Data: 22 de junho de 2017