Venco lança Xilazina 10% para equinos
A Venco Saúde Animal lança no início de junho o novo medicamento da linha de equinos, durante a Conferência Anual da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equinos (Abraveq), que será realizada em Águas de Lindóia (SP). A Xilazina 10% Injetável é um fármaco tranquilizante, indicado para sedação e tranquilização dos animais.
O desenvolvimento desse produto foi iniciado no ano de 2014 pelo Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Venco, em Londrina (PR). Segundo Luis Eduardo Ferraz, Gerente de Marketing da área de Pet e Equinos da Venco, todos os testes envolvendo o medicamento, como o de estabilidade, clínicos de segurança e eficácia na espécie-alvo foram desenvolvidos e acompanhados pela empresa. “Todos os procedimentos basearam-se em legislações vigentes e com as respectivas aprovações de seu Comitê de Ética”, ressalta Ferraz. Atualmente a Venco é líder no mercado de vacinas equinas, além de ter em seu portfólio, soros, teste para detecção de IgG e medicamentos, e a Xilazina 10% vem para somar a essa gama de produtos da Venco, que já é reconhecida por sua excelência pelos profissionais.
A Xilazina 10% tem a capacidade de promover a sedação do animal, sem que ocorra o decúbito, permitindo assim a realização de alguns procedimentos com o cavalo na posição quadrupedal. Luis Eduardo explica que o fármaco é especialmente indicado para utilização durante procedimentos ortopédicos, odontológicos, realização de pequenas cirurgias superficiais, suturas, procedimentos de diagnóstico como exame oftálmico, toque abdominal, toque retal, exame vaginal, colocação de sonda e radiografias.
O medicamento, acrescenta o veterinário da Venco, também possui ação analgésica, podendo ser utilizado para o alívio da dor pós-cirúrgica e em cirurgias de maior porte. “O produto pode ser aplicado como pré-anestésico ou complemento à anestesia, possuindo ação segura e bastante eficaz”, explica Luis Eduardo.
Segundo ele, a Xilazina é um tranquilizante sujeito a um controle especial e que, de acordo com a Instrução Normativa nº 25 de 2012, somente deve ser vendido sob prescrição do Médico Veterinário, com retenção obrigatória da notificação de receita. O medicamento, alerta o profissional, deve ser utilizado com cuidado em animais com depressão respiratória grave, insuficiência cardíaca ou que estejam em estado de choque profundo.
Uma das vantagens do produto é que o sedativo contendo Xilazina oferece baixo custo para os procedimentos de sedação dos cavalos, tendo em vista que, de forma geral, os sedativos/anestésicos são medicamentos de custo mais elevado. Isso faz da Xilazina, um dos princípios mais utilizado para a tranquilização em equinos. O veterinário lembra que há produtos semelhantes no mercado, porém poucos têm a mesma concentração do medicamento da Venco (Xilazina 10%). A maioria possui concentração de Xilazina de 2%.
MAIS CASES- Autor: Toda Rede
- Data: 05 de junho de 2017